Minha luta não é nova! Por volta dos 13 anos de idade eu me via mais gordinha do que as meninas da minha idade, também percebia que sentia mais fome que elas, que pensava em comida o tempo todo. A primeira vez que decidi que precisava emagrecer eu pesava 47 kg. Isso foi a 18 atrás.
Jamais compartilhei o sentimento de inadequação ou vergonha que tinha, apenas repetia sem parar: "Estou gorda, preciso emagrecer".
Essa sombra passou a me acompanhar desde então. De vez em quando fazia uma dieta, perdia uns quilos, depois voltava a comer compulsivamente e engordava novamente.
Conheci a tal "fórmula", "boleta" como muitos chamam. Comecei a tomar um remédio fortíssimo junto com os inibidores de apetite, o remédio fazia com que tivesse nojo de comida, acho que emagreci uns 10 kg em uma mês. Em determinado momento não consegui mais tomar o remédio, então em DOIS DIAS COMI TUDO O QUE NÃO HAVIA COMIDO EM 2 MESES.
Eu lutava desesperadamente para perder uns quilos, com as tais dietas milagrosas.
Uma vez fiz uma dieta que prometia perda de 14k em 15 dias!!! Era a base de ovo cozido e rúcula, em uma semana não conseguia nem ver ovo na minha frente!
Mas ainda dava resultado, eu tinha 22 anos, nessa idade o metabolismo responde com rapidez.
Anos depois, determinado dia tomei um grande susto, vi uma foto minha, estava muito gorda, e detalhe, comia um bombom no momento da foto. Chorei de raiva e determinei com toda força que tinha que eu ia emagrecer, custasse o que custasse.
Fui a nutricionista, me matriculei na academia.
Naquele mês sofri muito com a tal reeducação alimentar, era muito menos comida do que eu estava acostumada a comer. No retorno à nutricionista saí chorando do consultório, eu tinha emagrecido apenas 1 kg em um mês, ela me disse que algumas pessoas demoravam mais pra responder e diminuiu o limite diário de calorias que eu podia ingerir: no máximo 1200Kcal por dia.
Aquilo era impossível pra mim, eu já havia passado aquele mês mal humorada, irritada, chorando pelos cantos, brigava com qualquer pessoa que comesse qualquer coisa perto de mim, era muito injusto eu ver as pessoas comendo o que queriam, e eu, mesmo com tanto sacrifício não conseguir perder mais que um quilo.
Fui parar no médico com crise de ansiedade, ela me receitou antidepressivo e mandou tomar Sibutramina junto, isso reduziria minha depressão e compulsão. Então finalmente consegui fazer a tal dieta das 1200kcal!
Na época fiquei super neurótica, ia pra academia 2 vezes por dia, ficava lá por 3 horas treinando sem parar, ia pra casa somente pra dormir.
Emagreci os 16 k que eu precisava! Agora já me exercitava com prazer, senti que dessa vez não voltaria a batalhar com o peso e a balança!
A médica suspendeu os remédio, afinal agora eu já estava bem. Em meses ganhei uns quilos, então, antes que fosse tarde, voltei a tomar Sibutramina, dessa vez comprei de forma irregular, pois os médicos não receitavam mais. E assim eu mantinha meu peso!
Aos 28 anos engravidei, não podia mais tomar o remédio. No período da gravidez comi absolutamente tudo o que não comia há muito tempo, não consegui vencer a compulsão, eu estava acostumada a ter ajuda dos remédios pra me controlar diante da comida. Engordei 20 quilos na gravidez.
Três meses depois que minha filha nasceu não consegui mais amamentar, assim que isso aconteceu comprei uma cartela de Sibutramina novamente, perdi uns 2 quilos no mês, mas meu corpo já não respondia da mesma forma.
Me sentia um fracasso por, mesmo sabendo o que precisava ser feito, eu não conseguia. Sempre fui disciplinada, sempre conquistei tudo o que desejei, mas quando se tratava da comida, ela era mais forte que eu.
Muitas vezes prometia a mim que começaria a me reeducar, que diminuiria isso e aquilo, que diminuiria a quantidade, etc. etc. etc. Eu sabia o que precisava fazer, mas não conseguia fazer absolutamente nada pra sair daquela situação.
Um dia voltando do trabalho pra casa, dentro do ônibus, fiz uma oração: Deus, eu não consigo, só um milagre, já tentei de tudo. Me ajuda.
Voltei a persistir, no fundo eu sabia que existia um jeito, e como eu tinha pedido pra Deus, com certeza mais cedo ou mais tarde encontraria esse jeito!
Foi quando conheci o coaching, minha vida começou a mudar nas primeiras sessões.
Fiz as pazes com meu lado espiritual, vislumbrei uma carreira profissional diferente, meu casamento, que estava por um fio, de repente começou a melhorar.
No mesmo ano fiz uma formação em Life Coching, não comecei a trabalhar imediatamente com isso até que descobri um método I-N-C-R-Í-V-E-L.
O Coaching de Emagrecimento Consciente, do Instituto Health Coaching.
Nele aprendi na prática como mudar hábitos alimentares, aprendi as técnicas para tomar o controle das minhas escolhas, aprendi a conversar com os pensamentos sabotadores que me prejudicavam.
Aprendi a me auto motivar, me auto corrigir. Deixei de ser uma vítima, uma "injustiçada", passei a me alimentar com cuidado, consciência e alegria.
É FANTÁSTICO porque hoje faço minha dieta sem dificuldade nenhuma, tirei da minha alimentação tudo o que me fazia mal. Hoje sou FELIZ porque sou diferente, não como e não faço questão de comer fast food, abandonei o açúcar e estou muito satisfeita sem ele!
Descobri que nunca mais vou ter que tomar remédio nenhum para emagrecer, que as mudanças que fiz são para a vida toda. Minha mentalidade mudou, agora SOU magra, não apenas ESTOU magra.
Nunca mais vou me sentir fracassada porque agora eu sou quem quero ser!
Nenhum comentário:
Postar um comentário